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20 anos de mangás no Brasil
A IMED, até maio, contará ao público sobre a evolução dos mangás através de uma belíssima exposição.

fonte: IMED
Cleiton Soares Zanini/Jardim Etílico

No dia 21 de fevereiro, a IMED abriu, em sua biblioteca, uma exposição sobre histórias em quadrinhos japonesas, conhecidas como mangás. São 15 pôsteres que mesclam imagens e informações, pesquisadas e finalizadas pela jornalista Giovana Carlos e pela estudante Vivian S. Carlos.

Em 2008, comemoram-se 20 anos de publicação de mangás no Brasil. Assim, esta exposição da IMED vem colaborar para o conhecimento e reflexão sobre a entrada e permanência desse produto oriental no país, mostrando as principais características e dados sobre o consumo de quadrinhos nipônicos.

A exposição pode ser visitada até 21 de maio de 2008, na Biblioteca Central da IMED. A entrada é gratuita. Informações pelo telefone (54) 3045-6100.



Mangás no Brasil

De acordo com Giovana Carlos, que pesquisa a cultura pop japonesa, esta exposição visa conscientizar o público visitante que histórias em quadrinhos não são apenas para crianças ou com enredos simplórios. Os dados para a exposição provêm de trabalhos científicos, livros, artigos e revistas especializadas em animês (desenhos animados) e mangás. As imagens dos quadros foram retiradas de pesquisa na internet e do acervo pessoal da jornalista.

Os quadros estão divididos conforme os seguintes temas:

O Início;
Mangá x Animê;
Consumo BR;
Leitor Otaku;
Consumo JP;
Características;
Segmentação 1;
Segmentação 2;
Origem;
O Deus do Mangá;
Temas 1 e
Temas 2.

Os últimos três quadros apresentam as primeiras páginas do mangá O Lobo Solitário, lançado em 1988 no Brasil.

Desde O Lobo Solitário, de Kazuo Koike e Goseki Kojima, diversos mangás foram publicados no país com diferentes temáticas e para públicos de diversas idades. Em 2007, mais de 100 títulos estavam à venda no Brasil pelas editoras JBC, Conrad, Panini e NewPOP. O grande consumo de mangás, associados a outros produtos como os animês, os live-actions (seriados com atores), a j-music e os jogos de vídeo games oriundos do Japão, está imerso na chamada cultura pop japonesa, termo que designa uma cultura nipônica produzida e consumida pelo viés da mídia, a qual muitos ocidentais estão inseridos atualmente, fazendo com que o Japão se torne o segundo maior exportador de cultura no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Serviço

Exposição “Mangás: 20 anos de histórias em quadrinhos publicadas no Brasil”
De 21 de fevereiro a 21 de maio de 2008
Na Biblioteca Central da IMED
Entrada Gratuita

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