Páginas

A Sociedade e suas Revoluções...

Liberdade no peito!
Nos Estados Unidos e Canadá, o Topfree surge para trazer mais igualdade entre homens e mulheres e gera polêmica.

Por Cleiton Soares Zanini/Jardim Etílico

Imagine, por exemplo, um parque ou uma praia. Os homens, quando estão jogando bola, correndo ou sentem muito calor, tiram a camiseta. Tudo dentro da "normalidade". Sem sobressaltos. Sem escândalo.

Agora, imagine se, neste mesma praia ou neste mesmo parque, cheio de casais, de famílias, além dos homens, as MULHERES também desejem tirar a parte de cima de suas vestes! Sim; e isso sem serem alvos de piadinhas maldosas, xingamentos, abusos por parte dos homens e repressão da lei!

É esse o objetivo do movimento Topfree (também chamado de Topfreedom - atualmente está sendo chamado de ShirtFree - e TopLivre, no Brasil): garantir às mulheres o direito de, em lugares públicos abertos, como parques, praias, piscinas, ruas..., de poderem sair sem nada cobrindo o peito. Permitir que elas, assim como os homens, possam sair e ser vistas sem camisa, sem que isso lhes cause discriminações. Desobrigá-las do uso da camiseta e da parte de cima do biquini!



As razões do surgimento do Topfree são: o conforto (principalmente em verões tão fortes, como os do Brasil, por exemplo), um melhor bronzeado, a praticidade para mães lactantes de darem o peito aos seus bebês, e a igualdade sexual.

Surgido no América do Norte, o Topfree ganhou reconhecimento em 1986 e conta com muitos apoios e, em alguns lugares destes países, ele é garantido por lei! Estados norte-americanos inteiros como, New York, Texas, Ohio dão amparo legal ao Topfree à homens e mulheres. No Canadá, existe uma associação chamada Topfree Equal Rights Association (TERA). Essa associação, além de auxiliar mulheres que tem dificuldades legais em exercer seu direito ao topfree, informam e educam o público sobre o movimento. E mais: a TERA faz campanhas lutando para que as leis anti-topfree sejam modificadas nos estados onde essas leis ainda vigoram.

No Brasil, o movimento recebeu o nome de Toplivre. Existem uns poucos sites brasilieiros na Internet falando sobre o tema. Uma dica de site confiável é o blog Toplivre. No verão do ano 2000, o TopLivre voltou a ganhar força na zona sul do Rio de Janeiro. Ainda sim, a prática do Toplivre não é vista com bons olhos pela sociedade.

Mas, porque existe tanto preconceito contra o TopFree (ShirtFree/TopLivre)? Acontece que muitos acham que as mulheres, andarem pela rua ou freqüentarem parques, praias ou qualquer outro lugar sem camiseta e/ou sutiã, desvalorizaram-se, ficam vulgares e, ainda consideram que elas estão tendo uma atitude "pecaminosa", atentando contra a moral e os bons costumes, incentivando o sexo, que a prática é anti-natural, entre mil outras babaquices. O que esta sociedade - hipócrita, falsa moralista e estupidamente provinciana - não entende é que inexiste a relação entre seios e o ato sexual, o sexo em si. Os seios, biologicamente falando, não são órgãos sexuais e, sim, órgãos responsáveis pela amamentação dos bebês. Além do mais, vale lembrar uma frase velha, surrada porém verdadeira : "A maldade está nos olhos de quem vê!" Os homens também tem seios, que diferem dos seios femininos pelo fato de não terem glândulas mamárias e serem formados por músculos, basicamente. Então, se os homens têm seios e podem mostrá-los em público sem malícia, conotações eróticas; porque as mulheres ainda são privadas deste direito?

Por fim, olhem a figura que começa o texto e façam para si mesmos a pergunta que ela faz: "Seios nus: Por que alguns são legais e outros, ilegais?"

Pensem nisso...


Para ver mais fotos sobre TopFree, clique na imagem abaixo:


O blog Jardim Etílico apoia, incondicionalmente, o ShirtFree (TopLivre) e a luta pela sua plena liberação em todo o Brasil



5 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

vc escreve bem meu caro cleiton.. mas quando vc disse "a maldade está nos olhos de quem vê" o ser humano eh maldoso e me desculpe mas sou contra isso a mulher sim tem que se valorizar mais...

Os seios, como vc disse, q não são órgãos sexuais mas o homens se exitam com seios, e fazem eles ter desejos e a mulher pode estar correndo o risco de ser violentada
não acho q seja preconceito da inha parte e sim como mulher acho que devemos se preservar mais não só a mulher como o homen tambem, ou seja o ser humano deve se preservar mais by WALLESKA LEE

APAGA O OUTRO COMENTARIO PORQUE ESCREVI ERRADO

Samantha Abreu disse...

Ah!
eu tbém apoio!
mas não sei de iria aderir!
acho que existem outros meios libertários e, jamais, existirá a igualdade plena entre os sexos.
Ainda bem!
rs.

Um beijo!

Anônimo disse...

eu apoio.
acredito que se a sociedade aderir a essa idéia e aceitar naturalmente essa situação, nos tornaremos mais maduros.Issoo não tem nada a ver com vulgarização, pelo contrário, pode até fortalecer conceitos morais que se distanciam do conservadorismo antigo, como o emparelhamento dos sexo e a associação direta da excitação e da prática sexual com o amor.

as pessoas se excitam com tudo, algumas tem fetiches que ultrapassam de longe a palavra estranho.A culpa é da suas cabeças e não das coisas ou seres observados.


Nathalia Rech