Páginas

Música aos vivos!

A supremacia do vinil
Por Rodrigo de Andrade (GARRAS), que curte os clássicos do rock só em LP


Você pode não acreditar, mas a qualidade de som dos discos de vinil é superior à do CD. Sério mesmo! Muitos custam a crer ma superioridade do método analógico de reprodução musical. Mas essa é uma verdade científica (veja acima).

Estranhou? Então saca essa. A maioria dos toca-discos fabricados no Brasil não possuía boa qualidade. O que determina o quanto um aparelho é bom, tratando-se de vinil, é a agulha e a cápsula (pequena peça que amplifica o som captado pela agulha). Dessa forma, só os aparelhos importados revelavam a "categoria" do som analógico. Claro que a prensa onde as bolachas são feitas também influencia na qualidade. Por exemplo, a CBS (Columbia) e a Polydor brasileira já prensarm títulos com baixa qualidade (por exemplo, o álbum de estréia dos Secos & Molhados).

Chiado? Certamente porque os discos que tu conheceu deviam estar arranhados ou empoeirados. A solução é lavá-los! Aí os colecionadores fazem recomendações diversas. Raul Boeira, fã de MPB, afirma que só usa água e um algodão. Maurício Rigotto, o maior colecionador de discos de rock da cidade, já afirmou que diluía "uma tampa" de álcool num balde d'água. "E ainda fica muito forte". Já Ed Motta, um dos maiores consumidores de bolachões do Brasil, menos encucado com produtos químicos, recomenda o uso de sabão líquido neutro, com uma esponja de dar banho em bebês.

Sebos

Agora, quando a questão é descolar discos, acredite, a coisa fica ainda mais fácil. Com o preço que você paga por um CD dá para adquirir mais de 10 LP's num sebo (loja de discos usados). Basta saber procurar nos lugares certos. Na Internet, existe uma ampla rede de vendedores. Além disso, saiba que muitos títulos novos, lançados em CD, possuem versão em vinil (geralmente limitadas e destinadas a colecionadores). Mas aí, é só importando. No país, a Monstro Discos (http://www.monstrodiscos.com.br/) produz compactos de altíssimo nível.

Interessado? Uma boa notícia então. Vários fabricantes estão voltando a incluir toca-discos em seus aparelhos de som, sobretudo os japoneses. E não dê bola para boatos de que o vinil vai deixar de existir, ou que não fabricam mais agulhas (apenas algumas linhas não existem mais). Descole um bom aparelho, sacuda a poeira e deixe o som rolar.

A música, além de ser universal, não tem prazo de validade. Os artistas comerciais que o rádio te empurra goela abaixo nem sempre são o que há de melhor no mundo da primeira das formas de arte. Deixe o preconceito com o velho de lado e descubra porque os maiores clássicos da música (sobretudo do rock!) são mais velho do que você pensa.

Nenhum comentário: